Tomossíntese

Tomossíntese é uma técnica avançada de mamografia digital que utiliza uma tecnologia de imagem tridimensional (3D) para visualizar as mamas em camadas finas. Em vez de uma imagem plana das mamas, como é o caso na mamografia convencional, a tomossíntese produz várias imagens em diferentes ângulos que são reconstruídas em uma imagem 3D mais detalhada.

Durante a tomossíntese, a mama é comprimida como na mamografia convencional, mas o equipamento de imagem gira em torno da mama e captura imagens em múltiplos ângulos. As imagens resultantes são então usadas para criar uma imagem 3D, que pode ser examinada em camadas finas para detectar pequenas lesões ou outras alterações na mama que podem não ser visíveis na mamografia convencional.

A tomossíntese é considerada uma técnica de imagem mais avançada do que a mamografia convencional e pode ajudar a melhorar a detecção precoce do câncer de mama. No entanto, a tomossíntese pode ter uma dose ligeiramente maior de radiação do que a mamografia convencional e também pode ser mais dispendiosa. Como tal, a tomossíntese pode ser recomendada para mulheres com um maior risco de câncer de mama ou para aquelas com resultados de mamografia suspeitos.