Muitas mulheres têm receio de fazer a mamografia pelo medo da radiação emitida neste exame. De fato a mamografia utiliza raio X para gerar as imagens, entretanto, a dose de radiação emitida pela mamografia é muito pequena.
Nós estamos naturalmente expostos a diversas fontes de radiação como, por exemplo, a radiação solar e radiações cósmicas. Estima-se que um vôo de ida e volta de uma costa a outra nos EUA exponha uma pessoa a uma dose de radiação de 0.03 mSv.
Simplificando, a quantidade de radiação de uma radiografia de tórax é de 0.1mSv e equivale a 10 dias de exposição à radiação natural a que estamos expostos como parte de nossa vida diária. Uma mamografia, por sua vez, expõe a uma dose de 0.21 mSv, correspondendo a 21 dias de exposição à radiação natural. A tomossíntese é um tipo de “tomografia da mama” e, ao criar mais imagens, também emite uma dose maior de radiação, em torno de 0.27 mSv, proporcional a 23 dias de exposição à radiação natural.
Logo, é FAKE que a radiação da mamografia pode causar câncer. A mamografia é um exame que emite uma dose muito baixa de radiação e é muito segura. Seus benefícios são incontestáveis e não deve deixar de ser realizada de rotina nas mulheres com mais de 40 anos.
Para quem tem curiosidade, esta tabela mostra as doses de radiações dos principais exames na medicina e seus equivalentes em dias de exposição de radiação natural.

Se você gostou desta matéria e acha que ela pode ser importante, compartilhe com suas amigas e familiares. Se ainda ficou com dúvida e precisa conversar, marque uma consulta.