Lidar com o câncer é um evento muito difícil capaz de mudar a vida da maior parte das pessoas. Para muitas delas, pode ser um momento para minimizar arrependimentos e criar novas prioridades. Aqui vão algumas dicas que para te ajudar a encarar esta fase:
- Tente viver cada dia da forma mais normal possível. Tente manter hábitos que você sempre teve, se assemelhando com a sua rotina de antes do diagnóstico do câncer: vá ao trabalho, passe momentos com a família e amigos, não se afaste dos seus animais de estimação, mantenha atividades habituais, viaje;
- Aproveite as coisas simples que você gosta de fazer e tenha prazer nos grandes eventos;
- Pense em como você deseja gastar seu tempo e com quem gosta de estar. O que te faz feliz? Que tipos de coisas você mais gosta?
- Divirta-se! Você ainda pode ter alegria em sua vida enquanto tem câncer. Às vezes, as pessoas com câncer tentam coisas novas e divertidas que nunca fizeram antes. Que coisas divertidas você sempre quis experimentar, mas nunca teve tempo para fazer? Tente fazer algo apenas por diversão, não porque você tem que fazer.
- Descanse! Permita-se se sentir cansada e querer tirar momentos para relaxar.
- Ria! O riso pode ajudá-lo a relaxar. Quando você ri, seu cérebro libera substâncias químicas que produzem prazer e relaxam os músculos. Até mesmo um sorriso pode combater pensamentos estressantes. Nem sempre você tem vontade de rir, mas você pode compartilhar memes engraçados e assistir a filmes de TV ou vídeos de comédia.
- Se possível, mantenha atividades físicas regulares. Um pouco de exercício todos os dias melhora suas chances de se sentir melhor, mantém os músculos tonificados, acelera sua cura, diminui a fadiga ou cansaço, controla o estresse, aumenta o apetite, diminui a constipação e ajuda a libertar sua mente de pensamentos ruins. Mesmo que você nunca tenha feito atividades físicas antes, pode começar agora. Escolha algo que você acha que gostaria de fazer e peça ao seu médico para tentar. Existem exercícios que você pode fazer mesmo se tiver que ficar na cama.
- Defina metas! Olhe além do seu tratamento e pense sobre o que deseja fazer quando se sentir bem novamente. Você pode pesquisar e planejar uma viagem, ou pensar em aulas e em aprender coisas que sempre quis aprender.
- Tenha fé! Busque desenvolver sua espiritualidade através da conexão com um “Ser” maior pela religião, crenças ou outros valores.
- Busque ajuda! Você não precisa passar por tudo sozinha. Psicólogos e psiquiatras podem te ajudar a entender melhor seus sentimentos e a superar as angústias deste período tão delicado.
Se você gostou desta matéria e acha que ela pode ser importante, compartilhe com suas amigas e familiares. Se ainda ficou com dúvida e precisa conversar, marque uma consulta.

Fonte: National Cancer Institute
4 Replies to “Lidando diariamente com o câncer”
Muita informação.
Parabéns pela dedicação.
Adorei o texto.😊
Obrigada Dra. Sempre boas palavras e dicas preciosas.
Parabéns pela matéria…isso nos ajuda muito.