Muito se fala sobre a importância de realizar exercícios físicos após o tratamento do câncer de mama. As atividades físicas podem melhorar a saúde dos ossos, o sono, a ansiedade, a depressão e contribuir para a redução de efeitos colaterais do tratamento, como a fadiga, e para melhor a função cardiorrespiratória.
Ainda, estudos sugerem que 150 a 300 minutos semanais de exercícios físicos moderados ou 75 a 150 minutos por semana de exercícios vigorosos ou 2 a 3 dias de exercícios resistivos (como a musculação, por exemplo), se relacionam a menor chance de recorrência do tumor e menor mortalidade relacionada ao câncer de mama. Uma forma de aumentar a aderência a uma rotina de exercícios regulares é a realização deles em espaços abertos, na natureza.
Realizar exercícios físicos na natureza apresenta benefícios incontestáveis no bem-estar físico e mental como: melhora de dores, do sono, das funções imunológicas, na recuperação pós-operatória e na pressão arterial. Alguns estudos dividiram a natureza em espaços verdes e azuis e avaliaram o impacto de realizar exercícios físicos nestes diferentes cenários. As áreas verdes são consideradas todas as áreas com acesso a vegetação como grama, plantas ou árvores. Pode incluir campos, parques ou reservas naturais. Os espaços azuis, por sua vez, são os que contêm água natural, como rios, lagos ou praias, ou artificial, como canais.
Uma metanálise incluiu dados de 50 estudos e mostrou que os exercícios realizados na natureza relacionaram-se à redução de sintomas de ansiedade e depressão. A redução dos sintomas depressivos foi mais significativa quando realizados por 20 a 50 minutos em espaços verdes. Ainda, exercícios em áreas verdes, como trilhas, foram muito favoráveis em aumentar sentimentos positivos, especialmente se realizadas por pelo menos 12 semanas, e reduzir sentimentos negativos, quando realizada semanalmente por pelo menos 3 semanas. Um estudo recente focado na avaliação de exercícios físicos nos espaços azuis demonstrou benefícios psicossociais como melhor suporte social, crescimento pós-traumático e redução de fadiga.
Em suma, as vantagens das atividades físicas são incontestáveis e devem ser incentivadas durante e após o tratamento do câncer. Se houver a possibilidade de realizá-los na natureza, seja nos espaços verdes ou azuis, tente acrescentar pelo menos 1 vez por semana a prática de exercícios ao ar livre.


Fontes: Nature-based outdoor activities for mental and physical health: Systematic review and meta-analysis, SSM Popul Health. 2021 Oct 1;16:100934. doi: 10.1016/j.ssmph.2021.100934. eCollection 2021 Dec e Benefits of nature-based walking for breast cancer survivors, BMJ Open. 2023 Jun 16;13(6):e071041. doi: 10.1136/bmjopen-2022-071041.
Se você gostou desta matéria e acha que ela pode ser importante, compartilhe com suas amigas e familiares. Se ainda ficou com dúvida e precisa conversar,marque uma consulta.