Muitas pacientes relatam que sentiram dores nas mamas antes de descobrirem o tumor. Mas será que a dor mamária é um sintoma de câncer de mama?
Na maioria das vezes, a dor mamária é multifatorial e não está relacionada com a presença de um tumor na mama. Ela acontece devido a alterações hormonais e, em algumas mulheres, de forma cíclica, antes da menstruação.
Os tumores de mama só cursam com dor quando estão avançados, ou seja, quando invadem a pele, causando feridas, quando invadem a musculatura peitoral, ou quando acomete gânglios invadindo os nervos da axila.
É por isto que dizemos que câncer de mama não dói. Muitas vezes a dor na mama leva a mulher a lembrar de fazer os seus exames, e assim descobre o tumor. O importante é ficar atenta às mudanças no seu corpo e não deixar de fazer seus exames de forma periódica, mesmo se estiver se sentindo bem.
Se você gostou desta matéria e acha que ela pode ser importante, compartilhe com suas amigas e familiares. Se ainda ficou com dúvida e precisa conversar, marque uma consulta.

Foto de Danie Franco na Unsplash