A acupuntura acontece através de estímulos em pontos específicos através de pequenas agulhas. A eletroacupuntura é quando estas agulhas são conectadas a uma corrente elétrica. A acupuntura é uma técnica milenar praticada na Ásia e pressupõe-se que, ao estimular pontos específicos, também se estimula um fluxo de energia vital (chamado de fluxo qi) através do corpo.
Na oncologia, a acupuntura pode ser utilizada para melhora da dor, controle de náuseas/vômitos induzidos pela quimioterapia, fadiga, estresse, ansiedade e distúrbios do sono. Um dos efeitos colaterais comuns aos inibidores de aromatase (tipo de hormonioterapia) é dor articular e músculo-esquelética. Estudos demonstraram que a acupuntura pode auxiliar no controle deste tipo de dor. Em relação às náuseas e vômitos induzidos pela quimioterapia, estudos mostraram melhor controle dos episódios eméticos quando a medicação antiemética é utilizada em conjunto com a acupuntura, e que este benefício ocorre principalmente nos 5 primeiros dias após a aplicação da eletroacupuntura.
A acupuntura também pode ser utilizada para melhora de fogachos. Os fogachos são ondas intensas de calor que podem ser acompanhadas de calores, rubor e sudorese na face e peito, palpitações e ansiedade. Estes fogachos podem ser decorrentes de cirurgia para remoção dos ovários, quimioterapia ou hormonioterapia. Nove estudos mostraram uma redução significativa nos fogachos no grupo que fez eletroacupuntura.
Todos estes efeitos colaterais do tratamento oncológico pioram a qualidade de vida do paciente durante o tratamento. Se considerarmos que muitas pacientes com câncer de mama precisarão usar hormonioterapia por 5 a 10 anos, então o impacto na qualidade de vida se torna ainda mais relevante. Por isto a acupuntura pode afetar de forma positiva a qualidade de vida das pacientes quando utilizada de forma complementar aos tratamentos convencionais.
Se você gostou desta matéria e acha que ela pode ser importante, compartilhe com suas amigas e familiares. Se ainda ficou com dúvida e precisa conversar, marque uma consulta.