Certo dia uma paciente me perguntou como fazíamos para localizar as lesões na mama durante o exame físico e o exame de imagem. Como todos os médicos fazem para se entenderem?
Existem 2 formas para se localizar os achados na mama: através do relógio e dos quadrantes. A regra do relógio sempre considera o sentido horário e a regra dos quadrantes considera a posição em relação ao corpo.
Logo, na mama direita, a junção dos quadrantes superiores (JQS) será às 12h, a junção dos quadrantes mediais (JQM – que estão voltados para o “meio” do corpo) corresponderá às 3h, a junção dos quadrantes inferiores (JQI) será às 6h e a junção dos quadrantes laterais (JQL – que está para o “lado de fora” do corpo), às 9h. Já na mama esquerda, as junções dos quadrantes mediais e laterais se invertem, sendo a JQL correspondente ás 3h e a JQM às 9h. O intervalo entre a JQS e a JQL é o quadrante supero-lateral (QSL), entre a JQL e JQI seá o quadrante infero-lateral (QIL), entre o JQI e a JQM será o quadrante infero-medial (QIM) e entre a JQM e a JQS será o quadrante supero-medial.
Veja as figuras para ficar mais claro e fácil de compreender.
Se você gostou desta matéria e acha que ela pode ser importante, compartilhe com suas amigas e familiares. Se ainda ficou com dúvida e precisa conversar, marque uma consulta.


