O câncer de mama em mulheres jovens, antes dos 40 anos, é um evento muito chocante e inesperado. Muitas destas mulheres relatam que sentiram um nódulo na mama que cresceu em poucos meses. Este fato suscita a seguinte pergunta: mulheres jovens apresentam tumores mais agressivos?
De fato, os tumores que acometem as mulheres abaixo dos 40 anos possuem um comportamento mais agressivo do que aqueles que surgem nas mulheres acima de 60 anos. Diversos estudos demonstraram que as mulheres na pré-menopausa apresentam mais tumores desfavoráveis, que são tumores de crescimento mais rápido e com maior chance de apresentarem metástases se não diagnosticados precocemente, como os tumores triplo negativos e os HER2 positivos. Entretanto, apesar destes tumores serem mais agressivos, eles respondem mais ao tratamento com quimioterapia e droga-alvo (no caso dos tumores HER2 positivos) e por isto é frequente que iniciemos o tratamento destas mulheres com quimioterapia seguido da cirurgia.
Outro fator que pode contribuir para o surgimento destes tumores nas mulheres mais jovens é a maior probabilidade de eles estarem associados a mutações genéticas, como dos genes BRCA-1, BRCA-2 e TP53. Por isto também é importante que todas as mulheres que desenvolvam câncer de mama antes da menopausa sejam encaminhadas para uma investigação genética com o oncogeneticista. Descobrir a presença de uma mutação genética possibilita realizar cirurgias preventivas, rastrear outros tipos de tumores e utilizar medicações específicas.
Logo, é fato que o câncer de mama é mais agressivo nas mulheres jovens. Contudo, ele não precisa ser desesperador! Estamos constantemente desenvolvendo novas drogas com resultados cada vez mais promissores! E a incidência de câncer na mulher abaixo dos 35 anos é baixa, em torno de 4,4% e abaixo dos 45 anos em torno de 20,6%, de acordo com trabalho brasileiro recente.
Se você gostou desta matéria e acha que ela pode ser importante, compartilhe com suas amigas e familiares. Se ainda ficou com dúvida e precisa conversar, marque uma consulta.
Fontes:

Image by wayhomestudio on Freepik