Mamografia

A mamografia é um exame de imagem que utiliza raios-X de baixa dose para obter imagens detalhadas das mamas. É um exame importante na detecção precoce do câncer de mama, pois pode detectar a presença de pequenos nódulos ou outras alterações nas mamas que podem não ser palpáveis durante um exame físico.

Durante a mamografia, a mama é comprimida entre duas placas de acrílico para torná-la mais uniforme e reduzir a quantidade de radiação necessária para obter uma imagem nítida. O exame é realizado por um técnico em radiologia treinado, e as imagens são interpretadas por um radiologista especializado em mamas.

A mamografia é recomendada para mulheres a partir dos 40 anos de idade, ou mais cedo em casos de histórico familiar de câncer de mama. Além disso, é importante que as mulheres façam exames clínicos das mamas regularmente e sigam as recomendações do médico em relação à frequência e aos tipos de exames necessários para cada caso.


O que fazer para diminuir a dor na mamografia?

Algumas mulheres sentem muitas dores quando vão realizar a mamografia. Outras, chegam até a deixar de fazer o exame por medo da dor. Mas é importante lembrar que a mamografia é um exame de prevenção, que visa salvar vidas e, por isso, não pode deixar de ser feito por todas as mulheres acima dos 40 anos, pelo menos 1 vez por ano. 

Abaixo, seguem algumas dicas para a diminuição de dores no exame:

  • Não realizar o exame próximo da menstruação, na TPM. Neste período é normal que as mamas fiquem mais sensíveis e inchadas, elevando o risco do exame ser mais incômodo;
  • Para mulheres que possuem uma maior sensibilidade a dor, a dica é tomar um analgésico ou anti-inflamatório de 30 minutos a uma hora antes do exame. Se existir algum incômodo após o exame, pode continuar o uso do anti-inflamatório por até 3 dias;
  • Ir ao exame com um top de academia ou um sutiã mais firme, que de uma boa sustentação das mamas, diminuindo o balanço conforme se movimenta.