julho 18, 2023

Musicoterapia: uma terapia aliada ao tratamento do câncer de mama

A musicoterapia consiste no uso da música associada à terapia cognitiva realizada por um profissional habilitado. Estes profissionais, os musicoterapeutas, conseguem acessar as necessidades dos pacientes e indicar o tratamento adequado através da  criação, do canto, da dança e ou somente da apreciação da música.  

Vários estudos demonstraram que a musicoterapia é capaz de reduzir a ansiedade de pacientes com câncer de mama durante o tratamento com quimioterapia e radioterapia. Outro estudo mostrou que a musicoterapia foi capaz de reduzir a ansiedade em mulheres durante a mamografia de rastreamento. 

Além disso, 4 estudos randomizados que avaliaram o papel da musicoterapia em mulheres tratadas de câncer de mama mostraram que ela foi capaz de reduzir sintomas depressivos e melhorar distúrbios de humor. Ainda, dois estudos avaliaram o papel da musicoterapia e da hipnose no tratamento da dor após a cirurgia e demonstraram resultados promissores. 

Além de ser uma terapia não invasiva, a musicoterapia não apresenta efeitos deletérios e não interfere na privacidade das pacientes. É uma terapia de baixo custo, segura, efetiva e pode ser implementada em várias localidades. Logo, a musicoterapia é uma terapia integrativa de grande valor complementar ao tratamento convencional oncológico.

Se você gostou desta matéria e acha que ela pode ser importante, compartilhe com suas amigas e familiares. Se ainda ficou com dúvida e precisa conversar, marque uma consulta.

Leave a comment