abril 19, 2023

O que é a nota BIRADS®? 

O BIRADS® é uma nota dada pelo radiologista baseado no que ele está vendo no exame da mama. É uma forma de padronizar os laudos e ajudar os médicos na tomada de decisões. Esta nota vai de 0 a 6, em que zero é um exame inconclusivo, que necessita de outro exame para complementação, e seis é quando há um câncer confirmado por biópsia. Quando um exame recebe a nota zero, necessariamente precisamos continuar a investigação com outro tipo de exame. 

O BIRADS® 1 é um exame normal e o BIRADS 2® é quando os achados são muito provavelmente benignos. Exames com BIRADS 1 e 2 podem ser repetidos uma vez por ano. O BIRADS® 3 é quando os achados são provavelmente benignos, nos dando uma probabilidade de 98% de benignidade. Neste caso, repetimos o exame em 6 meses, a fim de avaliar como este achado (como um nódulo, por exemplo) está se comportando com o passar do tempo. Caso ele mude ou aumente de tamanho, vai se reclassificar para o BIRADS® 4, necessitando de biópsia. Mas caso ele não mude, ou seja, fique estável por 2 anos, o exame se reclassifica para o BIRADS 2, voltando a ser realizado anualmente. 

O BIRADS® 4, por sua vez, é um exame “em cima do muro” e refere que deve ser feita uma investigação com biópsia. Existe o BIRADS® 4A, 4B e 4C que apresentam diferentes graus de suspeição. Mas esta divisão não é obrigatória e muitas vezes a nota do exame é somente 4.  Por isto, atenção: BIRADS 4 não é sinônimo de câncer! Muitos achados BIRADS® 4 se mostram benignos após a biópsia, então não se desespere! Por fim, o BIRADS® 5 é quando há uma grande suspeição para câncer e, mesmo se a biópsia for benigna, é indicado a retirada do nódulo ou da alteração através de cirurgia (biópsia cirúrgica).

Se você gostou desta matéria e acha que ela pode ser importante, compartilhe com suas amigas e familiares. Se ainda ficou com dúvida e precisa conversar, marque uma consulta.

Leave a comment