maio 30, 2023

O que é linfonodo?

De modo muito frequente nos deparamos com o termo linfonodo em exames de imagem o que comumente suscita a seguinte pergunta: o que é linfonodo? Preciso me preocupar?

Linfonodos são pequenas estruturas ovais que fazem parte do sistema linfático e atuam tanto na drenagem e filtragem da linfa, quanto no sistema imune combatendo agentes infecciosos. Os linfonodos também são conhecidos como gânglios linfáticos ou, mais popularmente, ínguas. Nós possuímos linfonodos espalhados pelo corpo todo, até mesmo dentro da mama (linfonodos intramamários). Entretanto, há lugares em que há uma maior concentração de linfonodos, que são as cadeias linfonodais, como acontece nas axilas, na região do pescoço e da virilha. 

Na maior parte das vezes, um linfonodo aumentado de tamanho ou em formato diferente do habitual está relacionado a uma reação do corpo a uma inflamação que pode ser causada por infecções de qualquer tipo, como um resfriado, ou até após a administração de algumas vacinas. Estes são chamados de linfonodos reacionais. Na maior parte das vezes eles são dolorosos e vão diminuindo com o passar do tempo após cessar o estímulo inflamatório. Por exemplo, uma inflamação da amígdala ativa os linfonodos do pescoço, um corte na mão ou no braço ativa os gânglios da axila, uma infecção de urina ativa os linfonodos da virilha e assim por diante. 

Devemos ficar alertas quando estamos diante de linfonodos não habituais em uma pessoa sem história de uma possível causa inflamatória, quando os linfonodos não regridem com o tempo ou quando estão endurecidos e fixos. Nestes casos, é sempre recomendado que seja realizada uma avaliação médica.

Se você gostou desta matéria e acha que ela pode ser importante, compartilhe com suas amigas e familiares. Se ainda ficou com dúvida e precisa conversar, marque uma consulta

Leave a comment