O que é o câncer de mama?
O nosso corpo é formado por incontáveis, minúsculas e diferentes células que, quando juntas, formam nossos órgãos. Quando as nossas células estão velhas, elas morrem de forma natural e são substituídas por células novas para que o nosso corpo se mantenha funcionando da maneira correta.
Os tumores surgem quando um determinado tipo de célula deixa de morrer naturalmente e, ao contrário, começa a se reproduzir. Esta é uma célula anormal que, quando se reproduz de uma forma desordenada e contínua, vai englobando as células normais e invadindo os lugares onde ela não deveria estar. É por isto que chamamos de tumores invasivos ou malignos. Quando acontece na mama, são os tumores da mama, quando acontecem no intestino, são os tumores de cólon e assim por diante. Quando eles invadem a corrente sanguínea podem alcançar outros órgãos, o que chamamos de metástases. Quando invadem os vasos linfáticos podem chegar nos linfonodos, que fazem parte do nosso sistema de defesa.
Os tumores in situ são aqueles que estão crescendo além do normal mas que ainda não conseguiram englobar os outros tecidos. São aqueles que, se não tratados, eles vão progredir até se tornarem invasivos.
Assim como os tumores in situ, os tumores benignos também não são invasivos, pois apesar de crescerem além do normal, eles não englobam as outras células normais. Mas, diferente do in situ, os tumores benignos não progridem para a forma invasiva. Tanto os tumores in situ quanto os tumores benignos não chegam até os outros órgãos e aos linfonodos.

Fonte: CDI – National Cancer Institute

Fonte: CDIS – American Cancer Society
