Existem 4 tipos de biópsia de mama: a punção por agulha fina (PAAF), a biópsia por agulha grossa (core biópsia), a biópsia por vácuo (mamotomia) e a biópsia cirúrgica. A PAAF utiliza uma agulha bem fina para a punção, por isto, é a que retira a menor quantidade de material, somente líquido ou células. A PAAF é indicada para esvaziamento de cistos ou para a punção de linfonodos.
A core biópsia é feita através de uma pistola que, quando disparada, desliza uma lâmina ao encontro da outra, enviando o material preso entre as duas lâminas para análise. Dessa forma, a core biópsia retira mais material que a PAAF ao retirar amostras de tecido e não somente células. A core é melhor que a PAAF para a avaliação de nódulos ou de outras alterações nas mamas.
A mamotomia é o padrão-ouro pois retira a maior quantidade de material possibilitando, assim, diagnóstico mais preciso. Ela é realizada através de um dispositivo mais calibroso que a agulha da pistola da core biópsia. O aparelho da mamotomia realiza a biópsia de modo automático, abrindo uma caixinha, sugando o material, fechando e repetindo este procedimento girando 360 graus. Ao final, é posicionado um clipe de metal para marcar o local em que a biópsia foi feita. Apesar de ser o padrão-ouro, a mamotomia não pode ser realizada em mamas muito pequenas ou se a lesão estiver muito próxima da pele ou da prótese de mama, sendo substituída pela core nestes casos.
Pode ser utilizado a mamografia ou o ultrassom para guiar o radiologista na realização da biópsia percutânea (PAAF, core ou mamotomia).
A biópsia cirúrgica é quando a lesão da mama é retirada por cirurgia, através de um corte na mama. Ela é mais invasiva e tem um potencial maior de complicações, por isto é a menos frequente. É indicada quando há uma discordância entre os resultados dos exames de imagem e da biópsia percutânea ou então nos casos em que os outros tipos de biópsias não estão disponíveis.
Se você gostou desta matéria e acha que ela pode ser importante, compartilhe com suas amigas e familiares. Se ainda ficou com dúvida e precisa conversar, marque uma consulta.


Core biópsia – fonte: American Cancer Society PAAF – fonte: American Cancer Society