julho 1, 2023

Quais são os tipos de cirurgia para o tratamento do câncer de mama?

A maioria dos pacientes com câncer de mama necessita de cirurgia para remover o câncer. Existem diferentes tipos de cirurgia que podem ser realizados de acordo com o tamanho do tumor, o tamanho da mama da paciente, a localização do tumor, as características e preferência da paciente. O princípio primordial da cirurgia é a remoção completa do tumor e a cirurgia para o tratamento de tumores invasivos vai incluir uma cirurgia na mama e outra na axila que podem ser feitas ao mesmo tempo ou em momentos separados.

A cirurgia na mama pode ser conservadora, quando se remove uma parte da mama, ou radical, quando se remove a mama toda. A cirurgia conservadora da mama é uma operação para remover o câncer e algum tecido normal ao seu redor, mas não a própria mama. Este tipo de cirurgia também pode ser chamado de ROLL, quadrantectomia, mastectomia parcial ou cirurgia de preservação da mama.

A mastectomia total é a cirurgia para retirar toda a mama que tem câncer. Este procedimento também é chamado de mastectomia simples. Nesta cirurgia, os músculos peitorais são preservados e grande parte da pele também, facilitando a reconstrução da mama. Já a mastectomia radical modificada é uma cirurgia indicada para tumores maiores que acometem a pele e/ou o músculo. Nesta cirurgia, toda a mama, os linfonodos e parte da pele sobre a mama são removidas. Ela pode preservar os músculos peitorais (técnica de Maden), preservar o músculo peitoral menor (técnica de Patey) ou retirar os músculos peitorais maior e menor (técnica de Halsted). Quando há a preservação da pele, dos músculos e do mamilo, chamamos de adenomastectomia, mastectomia subcutânea ou mastectomia poupadora do mamilo. 

A cirurgia da axila pode ser realizada através da pesquisa do linfonodo sentinela (quando o tumor não atingiu os gânglios linfáticos) ou através da linfadenectomia axilar (quando o tumor se disseminou para os linfonodos da axila).

A pesquisa ou biópsia do linfonodo sentinela é a remoção do linfonodo sentinela durante a cirurgia. O linfonodo sentinela é o primeiro linfonodo de um grupo de linfonodos a receber a drenagem linfática do tumor primário. É o primeiro linfonodo para o qual o câncer provavelmente se espalhará a partir do tumor primário. Ela pode ser feita através da injeção do tecnécio (uma substância radioativa – SNOLL) e/ou de um corante azul próximo ao tumor. A substância ou corante flui através dos ductos linfáticos para os gânglios linfáticos. O primeiro linfonodo a receber a substância ou corante é retirado. 

A linfadenectomia axilar, ou esvaziamento axilar, é quando são removidos a maior parte dos linfonodos da axila. É indicada quando o tumor atingiu os linfonodos ou se o linfonodo sentinela estiver comprometido pela doença. Esta é uma cirurgia de maior porte que a pesquisa do linfonodo sentinela e acarreta um risco de inchar o braço (linfedema) ao longo da vida. Tanto a biópsia do linfonodo sentinela ou a linfadenectomia axilar podem ser feitas combinadas com a quadrantectomia ou com a mastectomia. 

Tanto a retirada da mama quanto a cirurgia conservadora podem ser combinadas com a cirurgia plástica no mesmo momento da cirurgia para o tratamento do câncer ou após. Converse com seu médico a respeito do que pode ser melhor para você. Não deixe de tirar todas as suas dúvidas e esclarecer todas as possibilidades de tratamento para o seu caso. 

Se você gostou desta matéria e acha que ela pode ser importante, compartilhe com suas amigas e familiares. Se ainda ficou com dúvida e precisa conversar, marque uma consulta

Leave a comment