julho 17, 2023

Terapias integrativas no tratamento do câncer de mama

Terapias integrativas, complementares e alternativas são definidas como qualquer prática médica ou produto que não faz parte do tratamento convencional. As terapias complementares são aquelas que funcionam como um complemento ao tratamento convencional. Terapias alternativas são aquelas utilizadas no lugar do tratamento convencional e terapias integrativas se referem ao uso coordenado de terapias complementares baseadas em evidência em conjunto com o tratamento convencional.

Na oncologia, a utilização de terapias integrativas visa melhorar a qualidade de vida e bem-estar, alívio de sintomas da doenças e dos efeitos colaterais do tratamento convencional. São consideradas terapias integrativas: acupuntura, acupressão (pressão com os dedos e mãos), uso de Aloe Vera, gengibre, ginseng, glutamina, L-acetil-carnitina, guaraná, soja e creme de ácido hialurônico, reiki, hipnose, laser, drenagem linfática e enfaixamento, massagens, meditação, ioga, injeção de extrato de ervas, reflexologia, musicoterapia, técnicas de relaxamento e terapias cognitivo-comportamentais para manejo de estresse. A avaliação da efetividade destas terapias em estudos científicos é limitada, entretanto, a Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) realizou uma grande revisão de todos os trabalhos científicos já publicados e publicou na Journal of Surgical Oncology, uma das principais revistas científicas em oncologia no mundo, as recomendações para o uso destas terapias.

Lembrando que as terapias integrativas podem ser consideradas uma opção viável para o manejo de sintomas específicos e de efeitos colaterais, mas nunca como terapia singular e sempre como complementação ao tratamento convencional.

Segundo as diretrizes da ASCO:

  • Não é recomendado o uso de Aloe Vera e cremes de ácido hialurônico para o tratamento de reações agudas à radioterapia, glutamina para o tratamento de náuseas e vômitos, guaraná e L-acetil-carnitina para melhora de fadiga; L-acetil-carnitina para tratamento de neuropatia induzida por quimioterapia; soja para melhora de fogachos. 
  • Pode ser considerado: acupuntura, massagens e relaxamento para auxiliar na redução da ansiedade; acupressão, relaxamento e acupuntura como adjuvantes no tratamento de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia; acupuntura e reiki para a melhora de depressão e transtornos de humor; hipnose, acupuntura e ioga para melhora de fadiga; laserterapia, drenagem linfática e enfaixamento para tratamento de linfedema; reiki, acupuntura, hipnose e musicoterapia para manejo de dor;  reflexologia, acupuntura e reiki para melhora de qualidade de vida; ioga para melhora do sono; acupuntura para melhora de fogachos.
  • Pode ser recomendado: meditação, musicoterapia e ioga para o tratamento de ansiedade e estresse, meditação, relaxamento, ioga, massagens e musicoterapia para o tratamento de depressão e transtornos de humor; meditação e ioga para melhora de qualidade de vida.

Fontes: Integrative Therapies During and After Breast Cancer Treatment: ASCO Endorsement of the SIO Clinical Practice Guideline e Clinical practice guidelines on the evidence-based use of integrative therapies during and after breast cancer treatment

Se você gostou desta matéria e acha que ela pode ser importante, compartilhe com suas amigas e familiares. Se ainda ficou com dúvida e precisa conversar, marque uma consulta.

Leave a comment