Quais são os tipos de Câncer de Mama?

O câncer de mama não é uma doença única e igual para todos. Existem diferentes tipos de tumores e cada um deles tem um tratamento específico. Nós conseguimos diferenciá-los através da biópsia, que é a retirada de um fragmento pequeno do tumor. 

Os tumores da mama podem ter origens diferentes quando vêm de células diferentes, como no caso dos tumores ductais e dos lobulares, por exemplo. Mas também podem ter uma mesma origem mas possuírem características diferentes, de acordo com a quantidade de receptores hormonais, proteína HER-2 e Ki-67. Estas informações nós encontramos no teste de imuno-histoquímica, por isso é fundamental que ele seja feito antes de iniciar o tratamento.

O tipo de câncer invasivo mais frequente é o do tipo ductal, que surge nas células que compõem os ductos da mama. Quando avaliamos as características, existem os tumores luminais (que são aqueles que possuem os receptores de estrógeno e progesterona), os tumores HER-2 positivos (quando apresentam a expressão da proteína HER-2) e os tumores triplo negativos (que não possuem nem receptores hormonais, nem HER-2). Cada um deles será tratado de maneira diferente, assim como é levado em conta o tamanho do tumor e as características da paciente para traçar um plano de tratamento. 

Por isso, o câncer de mama não é uma doença igual para todas e também não será tratado de maneira igual para todas as mulheres.